Writemypapers company

Candidaturas para assistência técnica em pobreza energética

Candidaturas para assistência técnica em pobreza energética

A iniciativa da Comissão Europeia Energy Poverty Advisory Hub (EPAH) vai abrir as Candidaturas para Assistência Técnica em Pobreza Energética a 16 de Fevereiro.

Nos últimos anos, o EPAH tem oferecido assistência técnica especializada e personalizada a entidades locais, regionais e nacionais que trabalhem na área da pobreza energética em toda a Europa, auxiliando na concetualização, ampliação ou reforço de ações nesta área.

A assistência técnica visa apoiar atividades de diagnóstico, planeamento e implementação que irão ajudar a combater a pobreza energética. Esta assistência técnica poderá ter diferentes formatos. Por exemplo, pode assumir a forma de mapeamento e recolha de dados, promover a literacia de agregados familiares vulneráveis no acesso a renovação de habitações ou mecanismos de financiamento disponíveis. Pode também incluir o apoio no desenvolvimento de estratégias locais eficazes para a mitigação da pobreza energética, o planeamento e desenvolvimento de campanhas de sensibilização ou a criação de balcões únicos de energia e eficiência energética. Nas edições anteriores, o EPAH apoiou 85 entidades locais no desenvolvimento destas ações, tendo sido 5 delas em Portugal.

Se pretender beneficiar da assistência técnica pode submeter candidatura na edição deste ano. Serão selecionadas até 50 propostas para receber apoio, das quais 20 são destinadas a iniciativas focadas no combate de situações agravadas de pobreza energética. Os critérios de elegibilidade, prazos e restantes informações sobre a candidatura encontram-se disponíveis online em: https://energy-poverty.ec.europa.eu/technical-assistance-call

A NOVA FCT, enquanto parte do consórcio do EPAH e ponto focal português, irá promover um webinar de esclarecimento sobre o processo de candidatura no dia 24 de Fevereiro às 14h00. Durante a sessão, será esclarecido o âmbito e o modo de apresentação das candidaturas, bem como apresentadas experiências de Assistências Técnicas anteriores, com testemunhos das entidades e especialistas envolvidos. Inscreva-se através deste link.