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Gabinete de Apoio Técnico | Departamento Técnico

Criado no âmbito da candidatura ao aviso n.º POISE-39-2015-02, e a funcionar desde janeiro 2016, o gabinete de apoio técnico (departamento técnico) serve como um motor do reforço da capacitação institucional da própria CNIS. A criação e o funcionamento do gabinete de apoio técnico têm permitido desenvolver um trabalho de acompanhamento e intervenção junto dos parceiros sociais e de negociação, das Uniões Regionais e Distritais, Federações e das Instituições.

Focando a sua atuação em temas relevantes, na disseminação de informação e conhecimento, na prevenção e correção, a intervenção do gabinete de apoio técnico passa igualmente pela sustentabilidade das Instituições e por todo o caminho a percorrer para alcançar esse objetivo, nomeadamente ao nível da sua organização, funcionamento e procura de soluções inovadores e socialmente empreendedoras.

Âmbito de atuação:

  • Apoio à representação institucional da CNIS, nomeadamente:
    • Apoio à negociação e acompanhamento da execução do Compromisso de Cooperação para o Setor Solidário e Solidário;
    • Preparação das matérias a serem discutidas/enviadas nas/às diversas instâncias, elaboração de pareceres técnicos, nomeadamente relativos a propostas e alterações legislativas e de cooperação aplicáveis ao Setor Solidário e Solidário;
    • Participação e apoio à participação em grupos de trabalho e reuniões no âmbito das matérias da Cooperação e Parcerias interinstitucionais;
    • Apuramento dos custos técnicos das respostas sociais, educativas e de saúde, preparação de toda a fundamentação e documentação de suporte à negociação;
    • Elaboração de instrumentos de recolha de informação junto das associadas e respetivo tratamento e sistematização;
    • Pesquisa, compilação e análise de dossiers relativos a matérias no âmbito do desenvolvimento de respostas sociais, educativas e de saúde, para apresentação de propostas de intervenção/regulamentação;
    • Desenvolvimento de mecanismos de resposta às novas necessidades do sector social e solidário, impulsionando o empreendedorismo e a inovação social;
    • Elaboração de comunicações para entidades oficiais;
    • Preparação, acompanhamento e intervenção em eventos (Encontros, Congressos, Seminários, Colóquios, Sessões Explicativas, etc.) organizados pela CNIS ou promovidos pelos parceiros;
    • Preparação de intervenções a serem efetuadas pelos representantes da CNIS em diferentes eventos.
  • Apoio e acompanhamento de proximidade às instituições associadas, designadamente:
    • Apoio técnico às associadas através de reuniões (presenciais ou à distância), elaboração de pareceres, circulares técnicas e outros instrumentos de apoio;
    • Disponibilização de conhecimento e de instrumentos práticos para gerir constrangimentos e contribuir para a melhoria organizacional;
    • Realização de sessões explicativas e de informação relativas a matérias de interesse para as associadas, nomeadamente no âmbito do desenvolvimento das respostas sociais, educativas e de saúde.

Contactos:

Telefone: 226 068 614

@: dep.tecnico@cnis.pt